Links para seu momento de ócio

17 de abr. de 2013

Desenhos ontem e Hoje

Parte 1 : Desenhos de ontem

Hoje decidi fazer uma postagem diferente, abordando um pouco mais sobre a nossa infância,  nos dias atuais que tipo de material as crianças tem a disposição ?
Sintonizei o Cartoon Network e me deparei com a baixa qualidade da grade de programação.
Antigamente o canal era elogiado pelas obras exclusivas, entre elas: a vaca e o frango, Johnny Bravo e o laboratório de Dexter, hoje conta com animações infantilizadas ao extremo, sendo algumas delas: o incrível mundo de gumball, hora da aventura e Eliot kid, reservando o melhor da programação como Naruto e Dragon ball, pasmem! as 3 horas da manha! Como tapa buraco no pior horário possível.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Uol em 2012, o Cartoon Network se consagrou como o canal de TV paga mais assistido por crianças entre 4 e 11 anos.
(agora se você for mais velho que isso, tente assistir umas 2 horas, sério, vai lá, tenta).
 A TV Globinho em sua melhor época, já apresentou as aventuras de Jack Chan, a saga completa de Dragon Ball, Sakura Card Captor, Medabots e Yu-Gi-Oh!, hoje o programa esta quase extinto, devido a PORCARIA ''encontro com Fátima Bernardes''.
A emissora não dá o devido espaço ao conteúdo voltado ao publico jovem, e com uma programação tão fraca quanto aquela, retirar justamente este programa, foi no minimo impensado.
Vamos aos fatos, e por numa balança os desenhos de ontem e hoje e fazer uma comparação, não sobre quem teve a melhor infância e sim que rumos foram tomados desde então.

Ontem :

Cavaleiros do Zodíaco

A serie que marcou Infâncias,  trouxe para o Brasil a cultura japonesa, praticamente abrindo as portas a Animes e mangas, hoje não é exibido por nenhum canal e muitas crianças se perguntam quem é esse tal de Shiryu!
A série mostra companheirismo, lealdade e um enredo que surpreendeu a muitos, que ainda não nada sabiam de anime na época, agradava o publico infantil e adulto sem dificuldades.
Esse teve muitas aberturas diferentes no Brasil, abaixo Alguns exemplos mais clássicos..


No Brasil, a série foi exibida originalmente pela extinta Rede Manchete entre 1994 e 1997 e foi reprisada pelo Cartoon Network a partir de 2003 e pela Band na televisão aberta desde 2004, ambos em uma versão redublada. Em 2010, a Band exibiu a saga de Hades, até então inédita no país, como teve uma reprise em 24 de Dezembro de 2012.




Abertura clássica mais conhecida:



Ou a minha Favorita a Versão da TV manchete





Medabots

Foi exibido pela primeira vez na Fox Kids e pela Tv Globinho, nunca chegou a ser exibido todos os episódios, e só Deus para saber o motivo, a historia conta sobre do garoto Ikki, que queria participar do torneio de cyber lutas, mas não tinha dinheiro para comprar seu Medabot, após  se matar como um condenado trabalhar, ele acaba comprando um Medabot bem ultrapassado a muito custo, o Metabee (esse nome trás muita nostalgia), outro anime que marcou muitos e hoje caiu em esquecimento,  nenhuma emissora o passa a anos, e pessoalmente nunca tive a oportunidade de ver o Metabee dando uma surra no Rokusho, muito menos o final da serie.

O anime ensina que o trabalho árduo e o esforço, é recompensador, mesmo que seja um medabot ultrapassado.








Quem nunca cantou :  Meda Lutadores, Medabooots, Cyber luta vamos la ! não sabe o que é nostalgia.



Monster Ranger

Esse foi um dos melhores exibidos pela Globo e posteriormente pela a Band e a Rede 21.
 A historia conta a vida do Garoto Genki, que ao vencer um campeonato de vídeo game (playstation 1 na época, dominava o mundo) ganha como premio um disco chamado Monster Ranger, que o envia para dentro do jogo, lá ele conhece inúmeros personagens, muitos deles monstros,aqui ele se junta a Holly e nessa parte você conhece o nomes de alguns personagens, que não vai esquecer tão cedo, entre eles o Suezo, Mocchi, Golem, Tigre dos Ventos e o Lebre.
Os personagens eram bem carismatismos, e a historia bem construída, no final tem um grande surpresa, quando o lendário monstro Fênix, é criado pela fusão dos 5 principais para derrotar o vilão do anime Moo.
Outro que você pode baixar da net e esquecer de assisti-lo em algum canal,  durante a sua vida.

amizade era o tema principal e mesmo alguém como o Lobo dos ventos que era antipático, podia ter sua parte de amigos, alem das batalhas épicas, personagens como o Mocchi, tinham grande desenvolvimento pessoal, pois no começo ele nem sabia falar.





















Cantem comigo :


♪  Quem quiser me acompanhar coragem tem que ter, ♫ vamos todos juntos enfrentar o perigo e vamos vencer! ♪ Eu fui transportado pra uma terra estranha aonde a aventura começou♪ ♫ Eu aprendi a lutar para proteger os meus amigos do terrível Moo. ♪





Beyblade

Esse virou febre de muitas formas, foi exibido por 3 canais diferentes como a Fox Kids a Jetix e a Tv Globinho.
Contava a historia dos  Bladebreakers, formados por Tyson, Kai, Ray, Max e Kenny, que participam de torneios pelo mundo com suas Feras-bits, que se tornaram lendárias na época de exibição, pois não havia uma criança se quer, que não sabia quem era a Dragoon ou a fodastica Dranzer.



O anime além de um sucesso estrondoso, fez crianças por todo Brasil comprar Os brinquedos, que nada mais eram que um pião muito bacana (vou ser linchado), mas essa não tinham graça, a boa mesmo, era que crianças como eu, não podiam pagar por algo tão caro na época,  então fazíamos as nossas beyblades com tampa de detergente, e ai lhe dava a sensação que tudo que você tinha na sua casa, encaixava naquilo!

Campeonatos eram feitos nos recreios do colégio, nos bairros durante as tardes e finais de semana, com direito a apostas e tudo.
A arena era uma carriola, para fazer as faíscas como no desenho, e algumas pegavam ate fogo, o que fazia as crianças ir a loucura gritando: VAI DRAGOON !
As beyblades caseiras se tornaram uma febre muito maior que as originais, e era possível ver todo tipo de modificação bizarra,  aqui no meu antigo colégio, tinha um garoto que era considerado o rei, porque fez uma beylade com os dentes da bicicleta e aquele monstro podia mata até mesmo pessoas.
Para mim o nome disso era apelação, devia ter regras sobre tratores participar.



Beyblade teve 3 temporadas, com historias e traços diferentes e na minha opinião todas ruins em exceção a primeira, a segunda temporada as beyblades nem se atingiam, era mais as feras lutando entre si e perdeu muito da serie, além do fato dos personagem serem mais infantis, alguns  perderem toda a densidade emocional e os conflitos, os traços de crianças foram uma mudança drástica, se fosse o contrario e eles envelhecesse no decorrer da serie, seria correto,mas fazer um personagem com 15 anos na primeira temporada, e na segunda o mesmo com traço de 11 não faz sentido.

 Jogo do Playstation 1  fez milhares não saírem de casa por muito tempo.



Bucky

Esse aqui você não esperava ver na lista.
Bucky foi um anime que poucos tiveram a oportunidade de conhecer, foi apresentado no Band Kids, juntamente com Dragon Ball z, quando este chegou na rede aberta e era novidade ainda.
A história utiliza dois elementos principais: o Mundo 12 e um grupo de crianças chamadas "Great Children" ("Grandes Crianças").
O tema gira em torno da comunicação entre seres humanos, monstros e espíritos, descreve sonhos e amizades de crianças.
O mundo 0 não se localiza na Terra. Ele é composto da Torre Pontiaguda e as 12 Terras que circulam a Torre em sentido horário. Acima é o céu, abaixo é o oceano. É um mundo além da nossa imaginação. As crianças podem ser heróis lá, assim como seus corações são cheios de sonhos; a maioria dos adultos, entretanto, não têm este poder por já terem passado de tal idade.
    


O desenho fez muito sucesso na época, um roteiro bem diferenciado, aonde o personagem central Bucky, andava com sua arma companheira o Jibaki, um espirito protetor antigo, que nada mais era que uma bolinha rosada com pernas e braços, que ao abrir as mãos explodia brutalmente.
Perca suas esperanças, se você acredita que seus filhos irão assistir isso algum dia,ao menos não em um Canal de televisão, seja ele aberto ou pago.

Essa abertura eu achava bem bacana.




Sakura Card Captor


Sakura Kinomoto é uma garota de 10 anos, estudante da fictícia cidade japonesa de Tomoeda, que por acidente abre um livro misterioso, chamado Livro Clow. Do livro saem 52 cartas mágicas levadas por uma tempestade de vento causada pela magia da carta Vento, que foi libertada quando Sakura leu o seu nome. Kerberos, o guardião das cartas (uma criatura muito parecida com um animal de pelúcia bem pequeno), surge do livro e conta a Sakura que as cartas foram espalhadas por toda Tomoeda e é seu dever capturá-las de novo, tornando-a uma cardcaptor (capturadora de cartas em inglês).































Sakura Card Captors foi o  Primeiro animes a ser exibido por completo pela Globo, a emissora, sempre teve o mal costume de repetir milhares de vezes  os mesmos episódios e cancelava os desenhos da programação sem nem aviso prévio, ao contrario da Band que sempre exibiu  sua programação ate o fim entre eles estava Bucky, El Hazard e Tenshi Muyo.
 Sakura conseguia agradar a todos os públicos, desde pequenos a grandes, meninos e meninas, tinha um pouco de tudo e sabia equilibrar bem a dosagem, havia a parte sensível para garotas com romances, mas também as batalhas pelas cartas e o mascote Kerberos que era o favorito na época de muitas pessoas, este que se mostrava um monstro para os momentos difíceis, assim que Sakura juntou as cartas elementais e o fez retornar a sua forma original.





Shinzo

Foi exibido pela globo uma única vez assim como Sakura Card Captors, não sei se muitos se recordam dele, mas era bem interessante, foi transmitido pela Fox e a Jetix.
 anime baseado em um epílogo onde criaturas conhecidas como Enterranos (Matrixers no Original) tomam a Terra e a renomeiam à sua imagem: Enterra. Durante a série Mushra e mais Enterranos com poderes do meteoro tentam proteger a última humana sobrevivente para restaurar a raça humana, os três querem levá-la para Shinzo (no original, Center), um castelo que protege os humanos.
Os enterranos são seres que ao perder as energias e serem feridos viram cartas. Os poderosos tem a transformação Hiper Forma e há alguns enterranos que não tem poderes e vivem iguais aos humanos.


Abertura



Fly (Dragon Quest)

Esse é bem antigo, foi exibido exclusivamente pelo SBT pela manha, com um total de 46 episódios, número pequeno se comparado aos volumes do mangá, devido ao fracasso do anime.
Foi exibido no Brasil pelo SBT entre 1996 e 2002 nos programas Sábado AnimadoBom Dia e Cia, e Disney Cruj e competia diretamente com o Dragon ball, quando Goku era apenas uma criança,Um acabou decolando e virando o anime/Manga mais vendido da historia, já Fly acabou ficando em nossas memorias, mas guardado com carinho.


A abertura traz bons momentos, relembrando a infância de muitos :






Mr Bumpy


Vou pegar pesado agora e revirar o fundo do baú, esse aqui muitos viam quando nem na primeira serie estavam ainda, Mr. Bumpy é um monstro verde que vive debaixo da cama de um garoto de dez anos, onde passa o tempo comendo meias sujas e só sai à noite. Seus melhores amigos são Squishington, mais conhecido como Squishy, um monstro azul que vive na caixa de agua do vaso sanitário e Molly Coddle, a boneca de pano da irmã do garoto. Outros personagens incluem Destructo, um robô de brinquedo do que age como policial e persegue Mr. Bumpy durante os episódios; o Monstro do Armário, constituído de roupas do garoto e que também persegue o personagem principal; e as Cute Dolls, um trio de bonecas cantoras sempre assediadas por Mr. Bumpy.

































E aquela musiquinha que muitos acordaram de manha e ouviam no bom dia e companhia do SBT:




E por ultimo e mais nostálgico...


Cavalo de Fogo

Todo mundo conhece esse desenho, muitos acordaram pela manha com a musiquinha tema rolando por aqui e lá, nunca teve um final e possui poucos episódios,e ainda sim esta no Top Nostalgia.
Com apenas 1 temporada e somente 13 episódios,  cavalo de fogo foi lançado em 1986, emplacou no Brasil lá pelos anos 90, a historia não era complexa ou abrangente e ainda assim, conseguiu o que vários tentam ate hoje, que é ficar eternizado.
Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de uma bruxa maligna, conhecida como Lady Diabolyn, por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo, Por volta dos 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou O Cavalo de Fogo. 

Poster Original de 1986


Com vocês a musiquinha tema, que ainda faz mais sucesso, que muito desenho bobo  por ai



Muitos desenhos e animes acabei deixando de fora, alguns deles: Digimon, pokemon e Dragon Ball. pelo fato de ainda estarem sendo exibidos, apesar que já totalmente diferentes da época de ouro, com pokemons novos que ninguém aguenta mais e digimons com a historia mais rala que sopa.
Outros como Guerreiras Magicas de Rayheart, yuyu-hakusho, El hazard e samurai X entre outros. mantive fora, pois eu não os vi por inteiro e não posso comentar algo que não conheço, mas quem sabe uma outra parte, ai do uma olhada melhor neles.
Quanto aos Desenhos da Cartoon: a vaca e o frango e Johnny Bravo guardei para a segunda parte aonde vou comparar com os desenhos exibidos hoje pelo canal.
E ai gostaram da matéria? Se sim da um like  e compartilhem.

Ate a próxima.