Hoje estava fazendo algumas pesquisas e encontrei alguns curta-metragens indicados ao Oscar e diversos prêmios, e achei interessante a ideia de criar uma matéria semanal, mostrando essas animações, algumas não merecem o título de vencedor e até mesmo indicados ao Oscar, então farei uma seleção e postarei os que achar mais interessante com uma breve sinopse, se acharem algum que vala a pena estar presente por favor dêem dicas.
Passeio Matinal (Morning Stroll)
Criado por Grant Orchard, o curta metragem indicado ao Oscar e vencedor do 2012 Sundance Film Festival
Conta a historia de uma galinha(aparentemente imune ao tempo, pois o vídeo abrange 100 anos de historia), faz sua caminhada matinal todos os dias,vira a esquina e bate na porta de sua casa, esperando seu dono abri-lá.
Dance Zombie, aplicativo bem ''legalzinho'' |
A reação de pessoas ao ver uma galinha no meio da cidade faz com que todos parem por um instante contemplando algo estranho, a certo ponto na escala de evolução humana a galinha fazendo seu passeio, faz o papel humano, parando diante de um cidadão e observando atrás de si o que as pessoas se tornaram.
Adão e cachorro (Adam and Dog)
Este curta-metragem foi criado por artistas que trabalham em vários estúdios, incluindo a Disney Feature, Dreamworks e Pixar.
A historia Conta como o cão de uma criatura solitária ganhou o título de melhor amigo do homem.
O Curta mostra nada mais nada menos que Adão no Paraíso, ainda animado com todas as novidades que o jardim tinha a lhe oferecer encontra um cachorro, que ao contrario das outras criaturas se mostra dócil, o cachorro perde de vista seu novo amigo por instantes após este encontrar Eva, sem nada saber
começa uma busca pelo humano que a esse ponto já foi expulso do jardim e se encontra em fuga, aqui é o ponto decisivo pois ao contrario de todos os animais que se tornaram caça ou caçador, o único que segue jornada é o cão.
Uma linda animação que mereceu a indicação a estatueta de ouro.
HEAD OVER HEELS
Após anos de casamento, Walter e Madge vivem agora separados: ele no chão, ela no teto. Eles vivem vidas paralelas na mesma casa, nunca se falam e mal se olham. Quando Walter descobre uma lembrança perdida há anos, ele tenta reacender o romance, mas o equilíbrio deles não permite e o casal tenta encontrar uma maneira de voltar a viver junto.
* Foi indicado, em 2013, ao Annie Awards de Melhor Filme Estudantil;
* Em 2012, ganhou o prêmio do público e do júri do Anima Mundi de São Paulo e Rio de Janeiro;
* Foi indicado, em 2012, ao Cinefondation Award do Festival de Cannes;
* Em 2012, ganhou o prêmio do público e do júri do Anima Mundi de São Paulo e Rio de Janeiro;
* Foi indicado, em 2012, ao Cinefondation Award do Festival de Cannes;
Guacamole Fresco (Fresh Guacamole)
Guacamole fresco é o mais curto filme já nomeado para um Oscar ®. O curta mostra um cenário atípico, aonde uma pessoa prepara um prato comum mexicano, conhecido como guacamole, mas usa objetos estranhos de jogos de azar como bolas, dados e fichas de cassinos, A grande jogada é que cada peça representa um condimento com seus sons e até mesmo a textura o que da uma sensação de ''água na boca'' ao ver o vídeo mesmo sendo usado coisas não comestíveis, muito original.
guacamole fresco foi originalmente encomendado pelo Showtime como parte de seu "Short Stories" da série e apareceu pela primeira vez no canal YouTube do Showtime por um período de um ano (7 de março de 2012 - 07 de março , 2013).
Nesse tempo o filme registrou 7.842.373 views. Uma vez que o YouTube não permite levar consigo as visualizações junto com um filme para ser transferido entre os canais, o dono do curta precisou começar novamente do zero pois o Youtube É o único lugar on-line para ver o filme de graça.
Magie Simpson em o dia mais longo na creche (The Longest Daycare)
Creio que este dispensa apresentações, The Longest Daycare é um curta-metragem de animação indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação e protagonizado pela personagem Maggie Simpson do seriado The Simpsons. O curta foi dirigido pelo produtor executivo da série, David Silverman e foi lançado nos cinemas junto á Era do gelo 3 em 13 de julho de 2012 e lançado na tv no dia 17 de
fevereiro de 2013, pelo canal FOX, uma semana antes da premiação do Oscar.
Marge leva Maggie á Ayn Rand School for Tots, uma creche muito sofisticada onde Maggie é classificada como menos inteligente e vai da "Sala dos Bebês Super-Dotados" para a sala "Nada Especial" onde os bebês levam ou comem os brinquedos. Maggie encontra uma borboleta como sua única amiga lá e tenta-a proteger de Gerald, seu arqui-inimigo que quer matar a borboleta de qualquer jeito. Maggie vive um "drama comovente" quando Gerald mata a borboleta.
Marge leva Maggie á Ayn Rand School for Tots, uma creche muito sofisticada onde Maggie é classificada como menos inteligente e vai da "Sala dos Bebês Super-Dotados" para a sala "Nada Especial" onde os bebês levam ou comem os brinquedos. Maggie encontra uma borboleta como sua única amiga lá e tenta-a proteger de Gerald, seu arqui-inimigo que quer matar a borboleta de qualquer jeito. Maggie vive um "drama comovente" quando Gerald mata a borboleta.
O Grande Vencedor :
O Avião de Papel (Paperman)
O curta segue a história de um jovem solitário na cidade de Nova Iorque do meio do século, cujo destino toma um rumo inesperado após um encontro casual com uma mulher bonita na ida ao trabalho pela manhã. Convencido de que a garota dos seus sonhos foi embora para sempre, ele ganha uma segunda chance quando a vê em uma janela de um arranha-céu na avenida de seu escritório. Com apenas o seu coração, imaginação e uma pilha de papéis para obter a sua atenção, seus esforços não são páreo para o que o destino tem reservado para ele.
Paperman (O Avião de Papel, no Brasil) é um curta-metragem produzido pela Walt Disney Animation Studios. Teve sua estreia em 2 de novembro de 2012, anexado as exibições de Wreck-It Ralph. Ele mistura animação tradicional e animação por computador em uma nova técnica chamada Meander e utiliza um estilo minimalista em preto e branco.
O curta foi dirigido por John Kahrs e produzido por Kristina Reed e John Lasseter. O filme venceu o 85ª edição dos Academy Awards na categoria de Oscar de melhor curta-metragem de animação