Historia e vida de Andy Whitfield
Após 4 temporadas intensas de um enredo surpreendente e batalhas que deixavam a audiência em choque, chega ao fim o seriado Spartacus.
Muito aconteceu desde sua chegada em 2010, a mais marcante foi a morte do Ator principal Andy Whitfield no ápice de sua carreira,esse fato fez muitos fãs se sentirem tristes e se falava na época em cancelar a serie, mas Andy apoiou firmemente a continuação quando descobriu a doença, mesmo sem ele no papel principal e e enquanto lutava pela sua vida, fez um documentário emocionante que iremos mostras a seguir, mas antes algumas considerações em relação a e sua historia e a serie em si.
Spartacus Blood and Sand para quem não conhece ainda, conta a historia do famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. Sua história foi narrada em diversos livros, filmes, jogos.
O canal Starz contou uma historia singular e para tentar contornar os problemas que envolvem uma adaptação histórica, os produtores optaram por tomar liberdades para contar o enredo da série. Desta forma, a trama acompanha o soldado trácio Spartacus (Andy Whitfield) que é sentenciado à morte numa arena após desafiar o comando de Claudius Glaber (Craig Parker, O Senhor dos Anéis)conta com outros atores igualmente famosos como John Hannah (da trilogia A Múmia) na pele de Batiatus e Lucy Lawless (Xena) como sua esposa Lucretia.
A série teve inúmeras cenas de sexo. A produção decidiu exibir a nudez sem censura, o que ganhou grande receptividade do público, apesar de ser aconselhada somente ao público adulto. Manu Bennett, que interpreta Crixus, um guerreiro anti-herói e inimigo de Spartacus, encenou inúmeras cenas de sexo e também chegou a aparecer em pleno nu frontal.
Considerações sobre o Ator:
Andy Whitfiled nasceu em Amlwch, Anglesey. Estudou engenharia na Universidade de Sheffield, mas apesar da faculdade sua paixão era mesmo atuar, então ele tomou aulas na Escola Screenwise de Atores de Filme e TV em Nova Gales do Sul, Austrália.
apareceu em várias séries australianas de televisão, como Opening Up, All Saints, The Strip, Packed to the Rafters e McLeod's Daughters.
Seu primeiro papel de destaque lhe foi concedido no filme australiano sobrenatural Gabriel,Foi quando em 2012 se juntou ao seu papel lendário como Spartacus.
Um vídeo Extra por trás das cenas de Blood and Sand
Após o termino da primeira temporada em março de 2010 durante um exame de rotina pelo qual todos os atores passam quando uma série é renovada, Andy foi diagnosticado com Linfoma não-Hodgkin em estágio 1, considerado tratável com boas chances de recuperação.
Iniciou tratamento imediato em Nova Zelândia. Esta ocorrência atrasou a produção da segunda temporada de Spartacus: Blood and Sand. Enquanto esperava o tratamento e recuperação do ator, o canal produziu uma série de seis partes de Spartacus, apenas aguardando a volta dele denominada Gods of Arena.
Gods of arena apresentou o personagem Gannicus e acabou fazendo o mesmo sucesso que Blood and Sand e o personagem se tornou tão importante que se tornou ponto chave no enredo principal. |
O linfoma não-Hodgkin, é um tipo de cancro que abrange mais de 20 variações de tumores, todos considerados malignos e após o inicio do tratamento, exatamente 2 meses depois, se declarou livre do câncer, provavelmente em uma tentativa de continuar o seriado, mas infelizmente ele sofreu complicações da doença no final do ano e foi divulgado que Andy foi aconselhado por seus médicos a retornar imediatamente ao intensivo tratamento contra o cancro.
obrigado a abandonar o papel, apoiou . O ator Liam McIntyre, de 29 anos a tomar seus lugar como o novo Spartacus.
Lyam tinha uma grande responsabilidade em suas mãos, por pegar o show já pela terceira temporada e com grandes expectativas a alcançar e graças a atuação brilhante de Andy, era esperado um nivel de emoção alto, Lyam entrou de corpo e alma no projeto reencarnando Spartacus assim como seu sucessor fizera um dia, fechando o ultimo episodio com chave de ouro com uma expressão tão ensandecida e sanguinária, que Deixaria Andy orgulhoso de seu trabalho.
Andy havia gravado 6 episódios da segunda temporada quando se viu obrigado a parar as gravações e abandonar o papel, sua saúde não melhorou com o tratamento e começou a piorar aos poucos, 18 meses após a descoberta do câncer o ator veio a falecer. Whitfield deixou sua esposa e seus dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de dois anos, Em declaração à imprensa, sua esposa Vashti disse que Andy faleceu em seus braços esta manhã. A notícia surpreendeu os fãs e a imprensa :
“Em uma manhã bonita e ensolarada de primavera em Sydney, cercado por sua família, nos braços de sua amada esposa, o nosso belo e jovem guerreiro Andy Whitfield perdeu sua batalha contra o câncer de linfoma. “
“Ele morreu tranquilamente rodeado de amor”, continua a declaração. “Obrigado a todos os seus fãs cujo amor e apoio têm ajudado levá-lo a este ponto. Ele será lembrado como o homem inspirador, corajoso e gentil, o pai e marido que ele era. “”